Nem sempre é fácil manter as contas em dia e garantir o nome limpo. Mas antes das suas finanças pessoais descambarem, saiba que, se você é pensionista do INSS tem à disposição os empréstimos consignados, uma maneira muito prática e fácil de ter dinheiro na hora. Veja mais como solicitar!

Empréstimos consignados INSS para pensionistas – O que é?

Os empréstimos consignados são a modalidade de crédito pessoal em que o valor das parcelas é descontado automaticamente, direto no contracheque ou benefício INSS no caso dos pensionistas e aposentados. Vários bancos ou instituições financeiras em todo o país oferecem este tipo de empréstimo, cujo valor limite é de 35% do valor mensal do salário, aposentadoria ou pensão. E desse valor, 5% deve ser utilizado exclusivamente através de um cartão de crédito específico.

empréstimos consignados

Está baseado na Lei no 10.820/2003 e ajuda com que Aposentados e Pensionistas, Funcionários Públicos e também Funcionários de empresas privadas tenham acesso ao crédito facilitado. Desta forma, você, pensionista do INSS, tem esta opção na hora de realizar um sonho, adquirir bens e serviços ou colocar as suas contas em dia.

Empréstimos consignados INSS para pensionistas – Como solicitar?

Pesquise sobre as melhores ofertas entre os bancos conveniados antes de solicitar os seus empréstimos consignados INSS para pensionista. Para contratar, basta apresentar os seguintes documentos:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de residência
  • Contracheque ou extrato do benefício – é ele o que ajudará a identificar a margem consignável livre e o valor máximo que pode ser liberado.

O empréstimo consignado só pode ser contratado no mesmo estado em que o beneficiário reside e recebe o benefício e pode ser aprovado na hora. Pode ainda levar de 1 a 5 dias úteis para cair em sua conta. Você pode acompanhar as parcelas descontadas: o desconto da parcela de pagamento do empréstimo ou da fatura do cartão, será mostrado no extrato do benefício.

Já a quitação do empréstimo, segue os prazos que podem variar entre 6 e 24 meses. É muito comum no caso de aposentados e é pensionistas terem 72 meses (seis anos) para quitar. O prazo varia conforme a idade do pensionista e outras regras conforme cada contrato.

Esteja atento!

Antes de contratar os empréstimos consignados, dê uma olhada nas regras no site do Governo Federal. Os limites de taxas e condições são regulamentadas por lei. Verifique com atenção o contrato antes de adquirir. Faça ainda uma análise das suas contas para ver se tem a necessidade de contratar os empréstimos consignados, uma vez que em geral são em longo prazo e possuem taxas e juros altos.

Veja também: EMPRÉSTIMO PARA SERVIDORES PÚBLICOS – VANTAGENS E DESVANTAGENS

Gostou das dicas sobre empréstimos consignados INSS para pensionistas? Deixe um comentário a seguir e compartilhe este artigo em suas redes sociais!