Os últimos anos não foram fáceis para a economia no Brasil e no mundo e pode vir a acontecer das contas ficarem no vermelho. Para colocar as finanças pessoais em dia, muitas vezes é importante é importante solicitar um empréstimo junto aos bancos a fim de não deixar com que o seu nome fique sujo na praça. O empréstimo para servidores públicos é uma linha de crédito que pode ser a solução se você trabalha em empresas públicas. Veja a seguir as vantagens e desvantagens do empréstimo para servidores públicos!

Empréstimo para servidores públicos – O que é?

Trata-se de um tipo de empréstimo que beneficia servidores públicos, estaduais ou federais, que podem ser ativos ou inativos, pensionistas ou aposentados, ou ainda negativados. As parcelas ocorrem em descontos na folha de pagamento e oferece taxas de juros mais baixas e prazos mais baixos que muitos outros tipos de empréstimos.

empréstimo para servidores públicos

Podem solicitar este tipo de empréstimo os servidores Federais, Estaduais e Municipais, funcionários de Órgãos Públicos em geral, servidores Civis e membros das Forças Armadas. Para solicitar este empréstimo, basta o interessado procurar um banco ou instituição financeira conveniada, com todos os seus documentos – RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda e extrato bancário com o último salário creditado.

Os limites e condições podem variar. Por lei, o valor da prestação mensal descontada da folha de pagamento tem o valor máximo de 30% do valor líquido recebido.

DESTAQUE: EMPRÉSTIMO PARA SERVIDORES PÚBLICOS – MARINHA – COMO FUNCIONA?

Empréstimo para servidores públicos – Vantagens

Vejamos agora algumas vantagens empréstimo para servidores públicos:

  • O servidor público pode fazer mais de um empréstimo desde que esse não atinja o valor máximo de 30% da renda.
  • As parcelas vêm descontadas diretamente na folha de pagamento. Isso facilita a contratação do empréstimo para servidores públicos, que se torna mais fácil e com menos burocrática.
  • Não possui consulta no SPC/Serasa – servidores negativados podem solicitá-lo.
  • Não requer avalista, fiador ou necessidade de qualquer outra garantia.
  • Bancos de todo o Brasil possuem convenio e fornecem o empréstimo para servidores públicos.
  • Os prazos para esse tipo empréstimo são longos, com pagamentos fixos e juros baixos.
  • O dinheiro está disponível em até 24 horas depois do crédito ser aprovado.
  • O empréstimo consignado para servidores públicos tem taxas de juros inferiores às demais linhas de crédito disponíveis no mercado.

Empréstimo para servidores públicos – Desvantagens

Como qualquer empréstimo, o empréstimo para servidores públicos possui taxas e juros que podem pesar no seu bolso. A contratação deve ser muito bem analisada e deve ter um propósito – quitar uma dívida, deixar as contas em dia, recuperar o crédito, adquirir um bem ou serviço, etc. Contrate apenas se tiver necessitando, pois como é debitado de sua folha de pagamento, pode comprometer o seu rendimento.

VEJA TAMBÉM: Cartão de crédito consignado – Taxa de juros – Como conseguir?

Gostou das dicas sobre empréstimo para servidores públicos – Vantagens e Desvantagens? Deixe um comentário a seguir e compartilhe este artigo em suas redes sociais!